Janeiro Branco - Mês da Saúde Mental
Por Enfermeira Beatriz Morás
Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Minas Gerais, a campanha chega ao seu sétimo ano no Brasil com a proposta de um mundo no qual as pessoas tenham mais responsabilidade consigo mesmas e com as outras.
Janeiro, portanto, é uma página em branco, onde pode ser reescrita uma nova história, a depender de nossas ações. A Organização Mundial da Saúde – OMS, conceitua saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou demais enfermidades. Assim, nosso equilíbrio mental pode ser afetado independentemente de doenças, por situações cotidianas que todos vivenciamos, como pressões internas e externas, conflitos de relacionamento, perdas ou desemprego, tendo reflexo inclusive na nossa saúde física e social.
Estudos apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Ministério da Saúde do Brasil indicam que o país tem um crescimento vertiginoso de problemas relativos à Saúde Mental é à Saúde Emocional. Segundo dados de 2017 da OMS, a sociedade brasileira é a recordista latino-americana em casos de depressão, a campeã mundial em relação à ansiedade e o 4º colocado em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e da América do Sul.
A campanha estabelece 5 objetivos específicos que norteiam suas atividades.
1. Tornar o mês de janeiro um marco
Para começar, é preciso fomentar o diálogo. Então, a campanha se propõe a fazer do primeiro mês do ano um período de reflexão, debate, planejamento e proposição de ações em prol da saúde mental. Isso significa criar um marco temporal, a fim de que as pessoas se lembrem do combate ao adoecimento emocional e levem o assunto para seus grupos de amigos e familiares.
2. Chamar a atenção para o tema
Tendo estabelecido um período de ação, o programa almeja chamar a atenção sobre o assunto. Isso envolve, basicamente, levar informação e promover o debate do tema em diversos aspectos: do que se trata, quais as principais doenças, de que forma elas afetam as pessoas, como lidar com elas, onde buscar apoio, etc.
3. Aproveitar a simbologia do Ano-Novo
Se a virada do ano é um momento de reflexão e planejamento, o Janeiro Branco assume como meta inserir nesse debate a questão da saúde mental. Com as pessoas mais dispostas a refletir sobre as próprias vidas, o momento é mais propício para a abordagem do assunto.
4. Espalhar a mensagem pelas instituições
A mídia e as instituições (públicas e privadas) são grandes meios para a comunicação de mensagens desse tipo. Além disso, como detalharemos mais à frente, elas são diretamente afetadas por essas questões — em especial no ambiente de trabalho. Então, faz parte dos objetivos da campanha conquistar o engajamento de instituições de todos os tamanhos e setores.
5. Fomentar uma cultura da saúde mental
Contribuir para a formação de uma sociedade que valorize a saúde mental é também uma questão central na campanha. Isso fortalece o autocuidado entre as pessoas — e, consequentemente, impulsiona a criação de políticas públicas para ajudar a população.
Como cuidar da nossa a saúde mental, vai aí algumas dicas que irão lhe ajudar:
Antes de tudo, conheça a si mesmo!: O autoconhecimento pode promover objetivos de vida mais definidos, o conhecimento sobre a distinção do que é necessário, importante e o que é mais gostoso/ preferível fazer.
Mantenha uma rotina: Estabelecer horários para realizar atividades que promovam bem-estar pessoal é imprescindível!
Durma melhor: Dormir é um processo biológico necessário para manutenção de nossa saúde física e mental.
Realize exercícios físicos e se alimente adequadamente: Essas atividades tem a função de liberar hormônios extremamente importantes para o bem estar geral.
Faça atividades prazerosas para si: Compreender o que você gosta de fazer pode aprimorar a sua qualidade de vida.
Permita-se relaxar e simplesmente “não fazer nada”: A cobrança pessoal pode gerar muito mal-estar e fazer com que tenhamos ainda mais sobrecarga e estresse.
UNIDADE DE SAÚDE MENTAL
R. Monte Alegre, 1675 - Jardim América, Dourados – MS
Telefone: (67) 3411-7175
<https://saudenaempresa.sesirs.org.br/janeiro-branco/> Acessado em: 05.01.21.
<https://www.cvv.org.br/blog/janeiro-branco-quem-cuida-da-mente-cuida-da-vida/> Acessado em: 05.01.21.
<https://www.einstein.br/saudemental> Acessado em: 05.01.21.