Dezembro Laranja - Mês de combate ao câncer de pele
Por Beatriz Morás - Enfermeira
O câncer de pele é o mais frequente no mundo e no Brasil e ocorre quando as células da pele se multiplicam sem controle. O câncer do tipo melanoma (forma mais grave do tumor) ocorre mais raramente e pode levar à morte. Já o não melanoma (tumor maligno com baixa taxa de mortalidade) é mais frequente em ambos os sexos e menos grave, mas pode causar deformações no corpo. Ambos têm cura se descobertos logo no início.
No Brasil, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima 85.170 casos novos de câncer de pele não melanoma entre homens; e 80.410 nas mulheres. Essa alta incidência acontece pela exposição excessiva aos raios nocivos do sol. O estrago é cumulativo e, ao longo dos anos, ele pode se consolidar como um tumor. Com a chegada do verão e das festas de dezembro, o risco de exposição excessiva ao sol aumenta.
Uma das medidas mais eficazes para a prevenção do câncer de pele, além da diminuição da exposição aos raios solares, é a sua detecção precoce através do exame preventivo de toda a pele periodicamente por um dermatologista. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou um consenso sobre foto proteção voltado a brasileiros, em vez de apenas replicar dados de outros países. Com isso, a entidade passou a recomendar que fosse usado protetor solar com fator 30, no mínimo.
O uso de filtro solar é recomendado durante todo o dia. Por mais leve que o sol possa parecer ao final da tarde, ele também pode ser prejudicial à pele. Nos horários de pico, mesmo com o protetor, a entidade recomenda evitar exposição solar. Isso entre 10h e 15h, sendo que na região Nordeste deve-se evitar o sol desde 9h e, na Centro-Oeste, até 16h.
Recomenda-se 2 miligramas, o equivalente a uma colher de chá, para cada uma das seguintes regiões do corpo: barriga e peito, braço e ombro direito, braço e ombro esquerdo, rosto e pescoço. Para os membros inferiores, recomendam-se duas porções para cada perna e pé.
A maioria dos filtros solares requer novas aplicações quando a pessoa está exposta ininterruptamente ao sol. As aplicações podem ser feitas a cada quatro horas e, se a pessoa transpirar muito, o intervalo pode ser menor. Se a pessoa for entrar numa piscina ou no mar, recomenda-se usar um protetor à prova d’água.
Sintomas
O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Os principais sintomas são:
· Manchas que coçam, descamativas ou que sangram.
· Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.
· Feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.
Tratamento
O tratamento inicial de câncer de pele consiste na retirada cirúrgica da lesão e do tecido ao redor. Quimioterapia ou radioterapia são recursos terapêuticos utilizados nos casos mais graves.
Faça um autoexame de pele regularmente e observe se há alguma mancha, lesão, ferida, sinal ou pinta nova ou que apresente alguma modificação. Não se esqueça de examinar também a palma das mãos, os vãos entre os dedos, a sola dos pés e o couro cabeludo.
Procure um médico dermatologista com regularidade, se você tem pele muito clara, que fica vermelha facilmente quando exposta ao sol, e/ou histórico de câncer de pele na família.
Em Dourados-MS contamos com os seguintes centros Dermatológicos
INSTITUTO DE ALERGIA E DERMATOLOGIA
Endereço: R. Antônio de Carvalho, 1100 - Vila Planalto.
Telefone: (67) 3423-1069
IMUNO CLINÍCA DE IMUNOLOGIA E ALERGIA
Endereço: R. Hilda Bergo Duarte, 1870 - Alto das Paineiras.
Telefone: (67) 3422-3513
CLÍNICA DERMATOLOGICA
Endereço: R. Oliveira Marques, 1409 - Jardim Central.
Telefone: (67) 3422-0344
REFERÊNCIAS
<https://www.inca.gov.br/noticias/no-dezembro-laranja-inca-lembra-que-e-preciso-prevenir-o-cancer-de-pele > Acessado em 01.12.20.
< https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/dezembro-laranja/ > Acessado em 01.12.20.