Setembro Amarelo
Por: Beatriz Morás - Enfermeira
O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio é celebrado todo ano, o objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, e essa é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. No Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos, mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente, aponta a OMS.
Dados da Secom revelam que dezenove pessoas tiraram a própria vida em março deste ano, o que representa o aumento de 111% em relação a quantidade de suicídios ocorridos no mesmo mês em 2020.Até o dia 10 de setembro, data que celebra o dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, 95 pessoas haviam cometido o ato em 2021.
Veja a lista de sinais comportamentais e verbais da ideação suicida:
Tentativas de suicídio anteriores
Mudanças repentinas de comportamento
Ameaça de suicídio ou expressão/verbalização de intenso desejo de morrer
Ter um planejamento para o suicídio
Sinais observáveis de depressão
Oscilação de humor
Pessimismo
Desesperança
Desespero
Desamparo
Ansiedade, dor psíquica, estresse acentuado
Problemas associados ao sono (excessivo ou insônia)
Intensa raiva
Desejo de vingança
Sensação de estar preso e sem saída
Isolamento: família, amigos, eventos sociais
Mudanças dramáticas de humor
Falta de sentido para viver
Aumento do uso de álcool e/ou outras drogas
Impulsividade e interesse por situações de riscos
Vários motivos podem levar alguém ao suicídio, a pessoa tem necessidade de aliviar pressões como cobranças sociais, culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo, fracasso, humilhação. No conflito entre o desejo de acabar com o sofrimento e a vontade de viver, há a possibilidade de buscar ajuda, desenvolver condições internas e evitar o ato extremo de acabar com a vida.
Os homens normalmente se matam mais, embora as mulheres tentem mais vezes. Outro dado relevante é que homossexuais, bissexuais e transexuais têm índices maiores de suicídio, essas tendências estão ligadas a causas culturais e preconceitos sociais.
É muito comum, mas não uma regra, a presença de transtornos mentais em pessoas que tentam ou cometem suicídio, o que só pode ser diagnosticado por especialistas em saúde mental. Os sintomas podem ser leves, moderados ou severos. Os principais transtornos que levam ao suicídio são: Depressão; Dependência química (álcool e drogas); Esquizofrenia (distúrbio que afeta a capacidade da pessoa de pensar, sentir e se comportar com clareza).
É preciso perder o medo de se aproximar das pessoas e oferecer ajuda, a pessoa que está numa crise suicida se percebe sozinha e isolada. O importante é estar preparado para ouvir respeitando o momento e a forma de pensar desta pessoa.
Algumas instituições se dedicam a realizar um importante trabalho de apoio a essas pessoas com ideias suicidas, entre elas o CVV (Centro de Valorização da Vida) que mantém os grupos de GASS (Grupo de Apoio ao Sobrevivente do Suicídio) que oferece apoio emocional através de reuniões realizadas entre voluntários, enlutados (Pessoas que perderam entes para o suicídio) e sobreviventes do suicídio.
Em Dourados-MS contamos com centros de apoio como CAPS AD e CAPS II. Lembrando que é de extrema importância dar atenção aos sinais de suicídio por pessoas de seu convívio, e a partir disto procurar um posto mais próximo, onde havendo uma consulta e por meio de uma avaliação médica o mesmo irá encaminhar esse paciente ao CAPS de sua cidade.
UNIDADE DE SAÚDE MENTAL (Centro Médico Público)
Endereço: R. Monte Alegre, 1675 - Jardim America, Dourados – MS.
Telefone: (67) 3411-7175
CAPS AD (ÁLCOOL E DROGAS)
Endereço: R. Gustavo Adolfo Pavel, 2655 - Jardim Vital, Dourados – MS
Telefone: (67) 3411-7778
CAPS II
Endereço: R. Ponta Porã, 2260 - Vila Tonani I, Dourados - MS.
<http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/5140-setembro-amarelo>
Acessado em 02.09.20.
<https://www.setembroamarelo.org.br/wp-content/uploads/2020/08/af_cvv_cartilha-suicidio_a4-2020.pdf >
Acessado em 02.09.20.