Fevereiro Laranja e Roxo
Autora: Keren Satie Matsui Pereira - Enfermeira do Trabalho
Olá amigos, colaboradores, clientes e leitores, neste mês de fevereiro iremos abordar o tema de quatro patologias: Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia cuja representação de cor nesta campanha é a roxa e a Leucemia, representada pela cor laranja.
O Alzheimer
A doença de Alzheimer acomete majoritariamente os idosos acima de 60 anos, onde ocorre à degeneração dos neurônios, levando a perda das funções cerebrais, afetando a memória, o raciocínio, a linguagem, o juízo e o comportamento. Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dos 2 milhões de idosos que existem no Brasil, cerca de 40 a 60 % possuem essa doença neurodegenerativa.
Alguns alimentos podem ajudar a prevenir o Alzheimer como a casca de romã com sua ação antioxidante, a cafeína que tem ação antioxidante e anti-inflamatória, o peixe que possui o ômega 3 e retarda a morte da célula do cérebro, consumir nozes, castanhas e amêndoas, alho, carne e frutos do mar diminuem as chances de desenvolver a doença por conter o selênio, o azeite de oliva que é rico em vitamina E, é um potente antioxidante capaz de impedir a neurodegeneração do neurônio, comer cúrcuma duas vezes por semana pode ajudar na prevenção.
O Lúpus
O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune de etiologia desconhecida caracterizada pela produção de auto-anticorpos que podem acometer a pele e outros órgãos, como mucosas, pleura e pulmões, articulações, rins, etc. Fatores como genética, irradiação solar, infecções virais ou outros microrganismos podem desencadear alterações imunológicas. Os principais sintomas são cansaço, febre baixa, desânimo, emagrecimento e perda de apetite, manchas avermelhadas em forma de asa de borboleta na face, às vezes acompanhada de manifestações no pulmão, rins, coração e alterações no sangue em nível de glóbulos vermelhos e brancos.
A forma de prevenir o surto de lúpus é fazer consultas de rotina, evitar o estresse, usar protetor solar, repousar adequadamente, evitar esforço físico exagerado, tratar infecções o mais precocemente possível, evitar o uso de anticoncepcional com estrógeno em alta dosagem e programar a gestação já que os medicamentos para tratamento da doença podem prejudicar o desenvolvimento do feto.
A Fibromialgia
Em 2011, a Sociedade Brasileira de Reumatismo descreveu a Fibromialgia como uma síndrome cujos sintomas são, dor musculoesquelética, crônica e generalizada; fadiga; sono não reparador; rigidez; dores de cabeça; distúrbios cognitivos, depressivos e ansiosos; alterações do sistema nervoso como, instabilidade da pressão arterial, tontura, vertigem, palpitações, sensação de dormência ou formigamento. Outros sintomas podem surgir como a diarreia ou constipação; urgência miccional e dor para urinar.
Não existe uma causa clara da fibromialgia, muitos estudos ainda são necessários já que está doença é diagnosticada por método clinico e não existem exames concretos para se chegar ao diagnóstico. O tratamento dos pacientes exige medicação contínua com antidepressivos, neuromoduladores e exercícios de três a cinco vezes por semana, além de acupuntura, massagens, infiltração de anestésicos e acompanhamento psicológico. Há uma proposta tramitando no senado para instituir a Política Nacional dos Direitos das Pessoas com Fibromialgia, incluí-las como portadoras de deficiência e enquadrá-las como isentas do imposto de renda.
A Leucemia
A Leucemia é uma doença que afeta os glóbulos brancos do sangue, a principal característica é o acúmulo de células malignas na medula óssea ou popularmente conhecida como tutano dos ossos humanos. Nesta patologia uma célula sanguínea sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Existem mais de doze tipos de leucemia. Segundo dados do INCA em 2020 ocorreram 10 810 novos casos, destes 5920 são homens e 4890 mulheres todos de nacionalidade brasileira.
Os principais sinais e sintomas são a diminuição dos glóbulos vermelhos ou anemia, levando a fadiga, falta de ar, palpitação, dor de cabeça, queda dos glóbulos brancos ou baixa imunidade, deixando o organismo mais sujeito a infecções. Diminuição das plaquetas ou plaquetopenia ocasionando sangramentos na gengiva, nariz, manchas roxas (equimose) e pontos roxos (petéqueas) na pele, enfartamento dos gânglios linfáticos na região do pescoço e axilas sem dor, febre ou sudorese noturna, perda de peso sem motivo, edema do baço ou fígado e dores nos ossos e articulações. Caso afete o sistema nervoso central, podem surgir dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla e desorientação.
Entre os fatores de risco para prevenir a leucemia podemos citar a extinção do hábito de fumar, pois o uso abusivo do tabaco está relacionado à Leucemia Mielóide Aguda. O tratamento pode ser realizado com medicamentos orais, quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea.
Referências
Cardápio ajuda a prevenir Alzheimer. Disponível em: <https://www.progresso.com.br/variedades/bebes-e-criancas/cardapio-ajuda-a-prevenir-alzheimer/251241/> acessado em 07.02.2020
Em dia mundial do Alzheimer, dados ainda são subestimados, apesar de avanços do diagnóstico e tratamento da doença. Disponível em: <https://sbgg.org.br/em-dia-mundial-do-alzheimer-dados-ainda-sao-subestimados-apesar-de-avancos-no-diagnostico-e-tratamento-da-doenca/> acessado em 07.02.2020.
Lúpus Eritematoso Sistêmico. Disponível em <https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/lupus-eritematoso-sistemico-les/> acessado em 07.02.2020.
A prevenção de um surto de Lúpus. Disponível em: <https://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/a-prevencao-de-um-surto-de-lupus> acessado em: 07.02.2020.
Fibromialgia – Interface com o Trabalho. Disponível em: <https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/fibromialgia-interface-com-o-trabalho/> acessado em 10.02.2020
CMC. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/noticias/564265-proposta-cria-politica-de-protecao-dos-direitos-da-pessoa-com-fibromialgia/> acessado em 11.02.2020.
Leucemia - versão para Profissionais de Saúde. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/leucemia/profissional-de-saude> Acessado em 12.02.2020.
Leucemia. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/leucemia> Acessado em 12.02.2020.
Aspectos laboratoriais para o diagnóstico do Lúpus Eritematoso Sistêmico. Disponível em: <https://alvaroapoio.com.br/medicina-diagnostica/aspectos-laboratoriais-para-o-diagnostico-do-lupus-eritematoso-sistemico> acessado em 13.02.2020.
Proposta divulgação dos tratamentos disponíveis para a fibromialgia. Disponível em: < https://www.cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=28128#&panel1-1> acessado em 14.02.2020
Lúpus acomete cerca de 65 000 brasileiros. Disponível em: <http://edicaodobrasil.com.br/2019/05/17/lupus-acomete-cerca-de-65-mil-brasileiros/> acessado em 14.02.2020
Por que o diagnóstico de Alzheimer é tão importante? Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/mgapress_old/por-que-o-diagnostico-de-alzheimer-e-tao-importante/> acessado em 14.02.2020
Provado novo medicamento para tratar leucemia mieloide aguda. Disponível em: < http://www.sbrafh.org.br/inicial/2018/04/10/aprovado-novo-medicamento-para-tratar-leucemia-mieloide-aguda/> acessado em 14.02.2020